terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cinderella Sister







Normalmente não saio caçando dramas para assistir, acontece que de um acabo parando em outro e assim vai seguindo, seja do mesmo diretor, seja da mesma temática, seja do mesmo ator, é quase como um ciclo e quando vejo estou ali assistindo um drama que a principio nunca imaginei que eu teria iniciativa para vê-lo. Foi assim com Cinderela Sister, e sinceramente valeu muito a pena. 

Cinderella Sister  é uma adaptação moderna do conto de fadas  Cinderela  (Sério tia?) e apesar disso a temática central da história está longe de ser a história romântica da gata borralheira  – afinal, onde está o príncipe encantado ao longo dos 20 episódios? 


A história começa em um pequeno vilarejo, onde Song Eun Jo e sua mãe, Song Kang Sook, vivem sob os maltratos de um homem bêbado e irresponsável, que aparentemente as sustentam (ohh tadinhas delas). Ahan, senta lá... Na realidade ambas são ambiciosas e vivem sob essas terriveis condições simplesmente por opção de Kankg  Sook, a típica mulher (no estereótipo das vilãs) que seduz homens, fazem eles se apaixonarem para logo depois extorqui-los. Certo dia, elas decidem escapar e no meio dessa fuga acabam parando na casa de um produtor de vinho de arroz caseiro e sua filha, uma carente garotinha que sente falta da sua falecida mãe.  Nesse momento você percebe que a malvada madrasta – Kang Sook – e sua filha – Eu Jo – encontraram o ingênuo rei pelo qual deixará sua herança, e consequentemente  a inocente Cinderela para ser maltratada. 

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Cinderela Unni veio como um presente de King of Baking, Kim Tak Go (sim, aquele dorama gigante de 32 episódios que você ainda não teve coragem de ver); ambos têm dois elementos em comum,  a indústria de comida e o drama. E coloque drama nisso. Mas antes que você pense “Ahh, num to com clima pra ficar de mimimi hoje, tia ”,  não se preocupe, afinal não é apenas  um dorama dramático, é também um dorama adorável. Seria a terceira característica que eu daria para C.Unni: Adorável. 

Os primeiros episódios são basicamente os personagens principais se conhecendo. Como eu ainda não tinha me acostumado com dramas coreanos mais dramáticos, eu tive uma imensa dificuldade de localizar os protagonistas e principalmente o casal – afinal, quem é a mocinha dessa história? Desde o início Cinderella Unni tem um andamento sem um objetivo, você só espera que os acontecimentos sejam exatamente iguais como no conto, e os personagens são tão complexos e imperfeitos que você mal sabe localizá-los na história. Mas ai que está a questão, Cinderella Sister está longe de ser previsível. 

POR QUE VÊ-LO?

A princípio a história parece ser recheada de situações previsíveis, no entanto Cinderela Sister é carregado de uma sensibilidade muito mais elaborada - principalmente nas questões de laços familiares - que o conto de fato nos apresenta. Por exemplo, você já chegou a pensar o quê o pai da Cinderela sentia em relação a sua enteada, ou o quê a gata borralheira pensava em relação a sua madrasta? E é ai que está o ponto central do desenvolvimento do enredo, o relacionamento da Cinderela, da sua meia irmã e da sua malvada madrasta. E eles não elaboram isso de qualquer jeito em apenas um episódio ou dois. Há realmente uma preocupação em narrar detalhadamente o relacionamento entre elas e como todas são imperfeitas você dificilmente consegue detestar uma ou outra, ou mesmo torcer para alguma. Por exemplo, no relacionamento entre a  madrasta, no caso Song Kang Sook , e sua enteada Goo Hyo Sun, elas estão constantemente em choque , seja uma amando e a outra rejeitando, ou uma se vingando e a outra arrependida.

Algo interessante  a respeito de Cinderela Sister é o pequeno detalhe a respeito do seu nome. A história não é focada na sem graça e sem atitude Cinderela e sim em sua irmã (apesar do conto de fadas serem duas) a malvada,  insensível e mesquinha que tenta indiretamente roubar o seu príncipe (e dessa vez acaba conseguindo). E está ai um elemento diferente no drama, o enredo se encaminha do ponto de vista da suposta vilã  e conseqüentemente acaba sendo uma história sem vilões. E sem mocinhos. 

Em questões técnicas C.S não é nada fora do normal, trilha sonora também, mas definitivamente em questão de desenvolvimento e elaboração de personagens ela foi bem destacada, principalmente em relação a interpretação dos atores. Moon Geun Young virou minha atriz coreana preferida depois desse papel.
Eu não resisto *-*
É claro que existe romance (vocês devem estar se perguntando por que não toquei no assunto até agora), e eventualmente o famoso quarteto também, mas obviamente não é o centro da história, e acredite isso não atrapalha em nada, só e mais envolvente ainda; você fica tão ansiosa para que o casal dá certo, que você é capaz de assistir todos os episódios, mesmo sem entender nada, só para ver isso.  Ai está um dos pontos fortes da história: O romance que não é romântico, mas é envolvente. Sem dizer que o sorrisinho de Ki Hoon é de acalentar o coração de qualquer um. 



PERSONAGENS 


Falar dos personagens de Cinderella Unni é complicado. Se você espera um drama com personagens estereotipados, engraçados ou sedutores você acabará se decepcionando, principalmente por que todos são imperfeitos. 

Bixa má.
Song Eun Jo (Moon Geun Young ) é uma menina séria, ranzinza, insensível e que muitas vezes consegue ser cruel quando abre a boca. Ela acredita que poderia viver completamente bem sozinha e esse é o seu objetivo desde pequena, abandonar sua mãe e viver sua vida tranquilamente. Apesar disso, ela tem um forte caráter, e segue a filosofia de pagar todas suas contas pendentes com aqueles que a ajudaram de alguma maneira e é por isso que talvez ela ainda permaneça por perto. Ela pode até ser malvada quando quer, mas logo você percebe que é apenas inabilidade de lidar com as pessoas, e isso acaba a convertendo de vilã para fofa, e consequentemente para mocinha. A atuação de Geun Young como sempre é impecável, eu simplesmente fiquei vibrada nas cenas dramáticas, de desespero  e até aquela mais fofas de Eun Jo – a cena dela tentando dançar uma musica k-pop por causa do irmãozinho é irresistível.  O relacionamento dela com Hong Ki Hoon também é fundamental para o seu crescimento, a questão mesmo é que ela não consegue e não quer ser honesta com ela mesma, e a presença dele faz com que ela crie uma necessidade de sê-lo e aí está um dos empurrões para seu desenvolvimento. 

Chora Madalena.
Goo Hyo Sun (Seo Woo)  já é a Cinderella; é mimada, carente e extremamente sincera – não de maneira consciente, ela simplesmente acaba sendo. Ela é reflexo do carinho de seu pai e ambos são parecidos na questão de amarem sem pensar em por que ou por quem. Ela, no entanto é totalmente dependente dos outros, o que acaba a tornando muito instável emocionalmente. Sim, ela não parece nem um pouco interessante, parece clichê e sem graça – não nego que também a achei – mas ela vai evoluindo com o tempo. E ela vai evoluindo assim como Eun Jo, e não paralelamente como ocorre com Eun Jo e Ki Hoon, elas crescem juntas, uma dependendo da outra, uma se baseando na outra – mesmo que indiretamente e elas, supostamente, se detestando. 

Me adota, tio? Rico, bom pai , quero mais nada não.
Goo Dae Sung  (Kim Gab Soo) é o pai de Hyo Sun e padrasto de Eun Jo, eu sou totalmente suspeita ao falar dele, simplesmente por ele ser o meu personagem preferido de C.S. Ele é um homem carinhoso, atencioso e um excelente pai. Gosto principalmente do relacionamento dele com sua Eun Jo, sem duvida ele é o primeiro que consegue tocar e conquistar o respeito de carinho dela, e apesar de nos contos de fadas o pai da Cinderela não ter muita importância na história, ele é o elemento fundamental para a construção e desenvolvimento de todos os outros personagens, é quase como se todos os personagens dependessem dele.

Mas ta triste por que? Vem pro colo da tia. 
Hong Ki Hoon (Chun Jung Myung) seria o príncipe da história que de príncipe não tem nada. Ele é o personagem que não cresce por opção, ele cresce por necessidade e para realizar esse amadurecimento ele será obrigado a realizar ações não muito altruístas. O que me fez  simpatizar com ele é exatamente isso, ele cresce, amadurece, e se torna uma pessoa totalmente diferente (assim como Eu Jo) , mas eles continuam apaixonados, mesmo que eles neguem –  ela mais que ele – até a morte. 

Song Kang Sook (Lee Mi Sook) pela a lógica deveria ser a vilã da história, e para alguns ela pode até ser, mas para mim ela acabou não sendo. Eu achei impressionante como ela é uma personagem maleável, que consegue ser ambiciosa e egoísta, mas ao mesmo tempo é instintivamente maternal. Ela é um ótimo exemplo de que mãe é mãe, mesmo não sendo aquela mulher carinhosa, mansa e preocupada. O relacionamento dela com seu marido também é interessante, e eu diria que ela é uma mulher com muita, muita sorte – e ela é totalmente consciente disso, o que me agrada ainda mais. 

Essa cena é tão, mas tão fofa *-*
Os demais personagens, em minha opinião, não foram de grande impacto, Taecyeon como Han Jung Woo pra mim só serviu para encher lingüiça, tava ali nem sei por que, só para fazer parte do quarteto mesmo.  Os secundários, como os vilões da empresa do vinho de arroz também não são lá muito elaborados para se tirar qualquer conclusão a respeito, são apenas mecanismo para o andamento da história. 



 POR QUE NÃO VÊ-LO?

 O andamento do romance é um pouco lento, sempre temos vontade de matar Hong Ki Hoon e Song Eun Jo;  a Cinderela na outra ponta do quadrado romântico é de irritar qualquer um que não suporte uma menina mimada. 


A seriedade De Eun Jo também confunde nossa cabeça e como não se tem uma idéia clara do que ela vivenciou na infância você dificilmente dá muita credibilidade a tanta insensibilidade da garota. 




Existem também muitas cenas dramáticas e isso pode ser desagradável para alguns, sem dizer que há também cenas repetitivas. Sem dizer que para você sentir toda a intensidade da história você não pode de  nenhuma maneira pular um capítulo ou outro. Mas ainda acho que mesmo assim, com todos esses poréns, vale muito a pena ver todos os 20 episódios, principalmente quem está apenas acostumado com comédias românticas ao estilo Lie To Me ou BBF. 

A MELHOR CENA 


Sabe um final perfeito? Apesar de simples, a cena final com certeza foi digna do dorama inteiro. 

OS MELHORES EPISÓDIOS 

05, 09 (chorei litros nesse episódio, muito lindo T.T), 14,  19 e 20. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 




Cinderela Sister provavelmente é um dos dramas mais bem elaborados e diferentes que eu já assisti até hoje. Ao certo, pelo que eu tenho visto ultimamente ele carrega muitos traços comuns dos dramas dramáticos da Coréia, sua ficha técnica por exemplo é cheio disso, no entanto garanto que vai ser uma surpresa agradável para quem só viu comédias românticas até agora. E definitivamente Cinderela Sister está longe de ser considerado um dorama mediano, então dificilmente você achará ele meio boca, ou seja, acabará amando ou acabará odiando. 

Espero que tenha despertado a curiosidade de vocês ;)


7 comentários:

  1. Tenho sonho se assistir mas ñ sei onde fazer download.

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    1. tambem estou procurando, se encontrar me avise, por gentileza

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  2. https://bestof2pm.wordpress.com/category/cinderellas-sister-completo/

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  3. http://asianonlinee.blogspot.com/2012/06/cinderellas-sister.html

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    1. como faço para entrar nesse fansub, porque pelo que vi o administrador precisa ativar sua conta, você pode me ajudar?

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  4. so tem on line no viki. e alegendaem pt so ate o cap 18

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